Marcadores

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Quando e para que usar o copo/canudo?

A maioria dos especialistas, tanto em saúde bucal como em pediatria, recomendam que as mães comecem a pensar em eliminar a mamadeira a partir de 1 ano, mas a transição não é tão simples assim na prática.

Para facilitar, o ideal é já ir apresentando o copo ao bebê quando ele tiver 6 ou 7 meses, para tomar água ou suco, por exemplo. Essa introdução pode ser feita com copinhos de treinamento com tampa. Há crianças que não "captam" muito bem como a coisa funciona. Não tem problema. Espere mais algumas semanas ou até meses e tente de novo. As crianças tendem a querer imitar os adultos ou amiguinhos e irmãos mais velhos. Aproveite o interesse do seu filho, quando ele o demonstrar, para fazer novas tentativas.

Mostre ao bebê que é preciso entornar o copo para o líquido descer. Quando ele entender, você pode dar a ele copos com tampa e duas alças para ele treinar.

Os copinhos com tampa e válvula de segurança são ótimos porque não deixam o líquido cair quando o bebê vira o copo de cabeça para baixo, mas, por outro lado, dificultam bastante o trabalho da criança, porque ela tem que sugar para o líquido sair. No começo, experimente tirar a válvula para que o líquido saia mais fácil, ou prefira um copo sem válvula.
Canudinho:
A partir dos sete ou oito meses os líquidos já podem começar a ser dados no copo com uma colher ou  no canudo, se possível. Quanto antes a criança deixar a mamadeira (mesmo sendo de bico ortodôntico) melhor para o desenvolvimento da musculatura orofacial.
As fonoaudiólogas agradecem rs..
Beijos;
Pri

3 comentários:

  1. Eu tive 'problema'com isso. O André nunca tomou chupou chupeta ou tomou mamandeira, não sabe nem sugá-las. Desde cedo ele só toma líquidos na colher o no copo, só que quando eu dava o copo na mão dele (mesmo de tampa e canudo), sempre derramava e ele se atrapalhava. Até que um dia o irmão deu este copo de presente:http://www.tf.com.br/loja/produto-a11000043-247-341-119-garrafa-kids-de-animais-tf.aspx
    Não é marketing, é bom mesmo. Canudo de silicone, boa pressão e suga-se como qualquer outro canudo.
    Pri dê sua opinião profissonal. Bjooo

    ResponderExcluir
  2. Oi Andréa, muito bom esse copão. Qualquer tipo de copo com canudo fortalece a musculatura da bochecha e com isso incentiva a fala. O canudo desse copo é comprido, mas poderia até ser mais curto caso ele tivesse dificuldade para sugar.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. O canudo ele sabe sugar desde pequeno, apenas a mamadeira e chupeta que não, morde...rsrs. E o peito ele suga há 2 anos e 3 meses...rsrs. super craque. bjooooo. Estou aodrando o Blog.

    ResponderExcluir