Marcadores

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Assunto sério: Toxoplasmose.

Por sugestão de uma ex-aluna e muito querida chamada Michelli, vou ecrever hoje sobre a Toxoplasmose e seus riscos na gestação..

De acordo com o Dr. Drauzio Varela, toxoplasmose é uma doença infecciosa também conhecida como doença do gato e pode ter implicações sérias para o feto quando adquirida durante a gravidez.
Em muitos casos, os sintomas da toxoplasmose podem não se manifestar ou serem confundidos com os de uma gripe e a pessoa nem fica sabendo que se infectou. Noutros, os sintomas incluem febre diária, gânglios intumescidos e espalhados pelo corpo, mas a doença regride em algumas semanas, embora possa voltar se houver queda de resistência porque o Toxoplasma gondii não é eliminado do organismo.

A realização do exame de toxoplasmose faz parte de um conjunto de exames rotineiros de assistência pré-natal.
O resultado negativo indica que a mulher nunca teve contato com o parasita e reflete uma situação de potencial preocupação, porque se ela se infectar durante a gravidez poderá transmitir o parasita para seu concepto e a criança nascerá infectada. Nesse caso, é de fundamental importância recomendar que a mulher não vá a lugares freqüentados por gatos e não coma carne crua, mal cozida ou mal passada para evitar que adquira a infecção durante a gravidez.
O resultado positivo indica toxoplasmose antiga e curada e traz tranqüilidade total, pois a mulher está protegida contra a doença e não vai adquiri-la outra vez.
Sobre o tratamento, sabe-se que é variável.
Se a mulher está com a doença ativa, portanto com risco de transmissão congênita, a primeira atitude é evitar que essa transmissão ocorra. Para tanto, existe um antibiótico relativamente inocente para a grávida que se chama espiramicina. Na seqüência, é preciso verificar se o concepto foi ou não infectado, um passo bastante delicado porque implica a coleta de material do líquido amniótico por punção para pesquisar a presença de componentes do parasita. Esse exame é feito depois da décima sexta, décima oitava semana de gravidez, e o material examinado por técnicas avançadas de biologia molecular. Se o feto não foi infectado, a espiramicina é mantida até o final da gravidez para reduzir o risco. Se já foi, a única maneira de tratá-lo intra-útero é dando remédios potentes para a mulher. São remédios potencialmente tóxicos que requerem a avaliação do risco-benefício no sentido de tratar o feto e evitar os malefícios da toxoplasmose congênita. Como se vê, são decisões médicas seletivas e complicadas.

Espero ter esclarecido dúvidas e/ou despertado algumas..
Beijos;
Pri

5 comentários:

  1. Rápida vc Pri...rs. Muito esclarecedor, pois acredito que a grande maioria da mamães ou futuras mamães não sabem dessas informações e dos riscos...To amando seu Blog, informações valiosas! Grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Lindíssimo seu blog, Priscila!
    Tudo de bom!
    Muito sucesso para ti!
    Um abraço da Lu!
    (aquela noiva chata que viu e adorou todos os seus comentários carinhosos e fotos lindas na comunidade Bridelicious e por isso quer entrar na sua comunidade nova)
    Obs.: eu sou real! rs rs rs
    Um beijo e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  3. Esse tema é realmente importante, espero que todas tomem esses cuidados..
    Beijos e obrigada por acessarem o blog!

    ResponderExcluir
  4. De novo a mesma baboseira a respeito do gato.

    ResponderExcluir
  5. Querido ANOMINO, deixe de ser ignorante e vá estudar!!!!

    ResponderExcluir