Marcadores

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Fumar na gestação????????

Essa semana saiu na internet uma matéria em que a atriz Danielle Winits aparecia fumando com seu "barrigão" de 8 meses. Fiquei impressionada com a imagem, porque não admito o pensamento no mínimo "egoísta" dessas gestantes que fumam e pra quem não viu a foto, ai vai.. (horrível..)


É  preciso saber que mesmo em condições normais, o cigarro é extremamente prejudicial à saúde e na mulher grávida, o quadro se complica.
Quando a mãe fuma durante a gravidez, e vale ressaltar, ativa ou passivamente, há  aumento de risco de aborto espontâneo e sangramentos.
A gravidez e o parto da mulher fumante complicam com mais freqüência do que o das gestantes que não fumam.
As gestantes fumantes apresentam um maior risco de descolamento precoce da placenta, ruptura prematura da bolsa e parto prematuro.
As mães fumantes geram, em maior proporção, crianças com menor peso ao nascer. Há, também, o risco aumentado de imaturidade pulmonar do feto e de grande risco de que o bebê venha a nascer com defeitos congênitos e de síndrome de morte súbita infantil.
Não se esqueçam que quando uma grávida fuma, o feto também fuma. Ele absorve através do cordão umbilical, todas as substâncias tóxicas do cigarro.
Uma pesquisa mostrou que os bebês de mães fumantes apresentaram quantidades de cotinina (produto gerado quando há nicotina no corpo) na urina, praticamente iguais as encontradas na de suas mães.
Fumar durante a gravidez também causa danos à inteligência da criança. O rendimento intelectual dos filhos de mães fumantes é menor do que o de filhos de mães não fumantes.
E quando a mãe fuma durante a amamentação, as substâncias tóxicas e a nicotina também passam através do leite e são absorvidas pela criança.
Ainda, o risco de crianças contraírem uma infecção respiratória (bronquite, pneumonia e asma) aumenta quando elas convivem com fumantes, ou vivem em ambientes poluídos pela fumaça do cigarro.
Tenha consciência e gere um filho (a) saudável;
Beijos
Pri

3 comentários:

  1. É uma idiota msm...odeio cigarro e gestante que fuma ainda mais!

    ResponderExcluir
  2. Pri querida... esse seu post está super esclarecido, mostrando realmente a importância da mulher não fumar não apenas na gestação como nunca mais... pois quando o bebê nasce esse vício sempre vai ser prejudicial, em cada fase de um jeito, mas nunca fará bem!! É triste... não consigo imaginar todas as belezas e mudanças que ocorrem na vida das mulheres durante a gestação, onde elas mesmas sempre falam nunca mais pensar só em si, pois sempre tem o filho em primeiro lugar, acabar se sujeitando a um vicio desses ridículo...

    Queria é claro parabenizar a professora e amiga da qual falo para todos que me orgulho muito... cada dia mais! E agora então com esse blog todo lindo... com posts super inteligentes e temas onde sempre temos dúvida. Está demais querida, esse blog vai longe ein? Continue assim!!! =]

    Um beijão e PARABÉNS!!!!

    ResponderExcluir
  3. Rose e Nati, estou feliz de estarem por aqui, espero ajudar sempre e aceito sempre sugestões de temas.
    Um beijo minhas queridas!

    ResponderExcluir