Marcadores

segunda-feira, 4 de abril de 2011

O cérebro!!!

A pergunta que não quer calar, muitas vezes é: “como meu filho aprende?”
Ao nascer as estruturas primitivas do cérebro do bebê controlam funções primárias como a respiração, reflexos e batimentos cardíacos. A área do cérebro que controla funções elevadas, chamada córtex cerebral, ainda não esta madura.
O desenvolvimento normal do cérebro no córtex depende da experiência inicial...
Até os 2 anos, o cérebro do bebê triplicará de tamanho, alcançando cerca de 75 a 80% do peso e das dimensões de um adulto.
A exposição à imagens, linguagem, sons e expressões faciais pode estimular o desenvolvimento das conexões entre as células cerebrais.
Em resposta à estimulação ambiental o desenvolvimento ocorre rapidamente.
Até os 2 anos a criança faz mais conexões que um adulto.
Tentativas de conexões não utilizadas são eliminadas.

Viva a neuroplasticidade..
Beijos;

Pri

5 comentários:

  1. Falando em estimulos cerebrais, acontece com meu pequeno que algumas musicas, quero dizer, algumas melodias soam para ele melancólicas, acredito eu, pois ele faz bico e começa a chorar...um choro de tristeza...é fascinante (apesar de triste) ver as emoções num ser tão pequenino. Me diz Pri, o que será?? bjoooo

    ResponderExcluir
  2. E sem a neuroplasticidade, o que seríamos? rs

    ResponderExcluir
  3. Andréa, com certeza o ritmo da música ele identifica e percebe também a forma como as pessoas reagem à sua volta qdo ouvem a música. Alías, música traz um aprendizado emocional bárbaro (música alegre, triste.. mexe com o comportamento). E o Dé é um mocinho muito inteligente!

    Rose, cérebro plástico, sempre!

    ResponderExcluir