Marcadores

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Limpando os brinquedos..

Os brinquedos vão para o chão do quarto, para a cama, mesa de jantar, jardim, banheira e – ops! – de repente chegam também à boca das crianças. Se isso não acontecer, tenha certeza, as mãozinhas que manipulam tais objetos, estas sim, cedo ou tarde chegarão à boca, ao nariz e aos olhos de seu filho. E, claro, justamente o mais “sujinho” é o brinquedo preferido dele.
O resultado é um intenso vaivém de microrganismos passíveis de provocar doenças e infecções. Isso é normal, e o contato com a sujeira vai fortalecer o sistema imunológico da criança. Na rotina tumultuada dos pais e das mães, a periodicidade da limpeza é a preocupação número 1.
Para os brinquedos duros (como plástico, borracha, madeira e metal), é aconselhável que ela aconteça semanalmente. No caso de itens mais trabalhosos (bonecos de pano e pelúcia), a higienização pode ser feita uma vez ou mês ou a cada 15 dias. Outro ponto é fundamental: o armazenamento. Guarde os brinquedos em locais próprios (caixas plásticas ou de papelão, armários etc.) para mantê-los relativamente limpos e ainda estimular na criança o hábito de cuidar bem das próprias coisas.
Cada qual com sua limpeza. Vou mostrar, separado por tipo de material, para você e os brinquedos de seu filho conviverem em paz. Se vierem mal embalados ou sem embalagem nenhuma e até se forem novos, devem ser limpos.

 
Metal
Limpe com pano umedecido em álcool 70%. Se o brinquedo não for de ferro, pode-se limpá-lo também com água e detergente ou sabão neutro, com a mão ou uma esponja não abrasiva. Itens pequenos podem ainda ser lavados na máquina de lavar louça ou com escovinhas cujas cerdas penetrem nas reentrâncias. Caso o brinquedo tenha partes de ferro (pregos ou partes maiores), evite qualquer contato com água e verifique regularmente se nelas há eventuais focos de ferrugem.
SE APARECER ALGUMA FERRUGEM, dá para cobrir com tinta ou simplesmente substituir a parte afetada.

 
Borracha e E.V.A.
Estes são bem simples: basta higienizar com água e sabão ou com pano umedecido em álcool.
AQUELES QUE FICAM NO LUGAR DO BANHO devem receber atenção especial. Depois que tiver terminado, procure retirar a água do interior deles toda vez que forem mergulhados.


Beijos queridas e bom final de semana;

Pri

Nenhum comentário:

Postar um comentário