Marcadores

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Trabalhando a respiração..

Hoje percebi que se tivesse um parto normal, teria muita dificuldade para respirar, porque sou asmática, mas todas sabem que é vital ter uma boa preparação da mecânica respiratória não é?
Então hoje falaremos sobre as técnicas/formas de fazer uma respiração simples durante o trabalho de parto:
• Tente se concentrar na respiração, principalmente no ato de expirar (soltar o ar). Ao soltar o ar, jogue para fora junto com ele toda a tensão do seu corpo. A inspiração acontece sozinha -- pense mais na expiração e no alívio da tensão.

• Você pode experimentar contar. Quando inspirar (puxar o ar), conte devagar até três ou quatro (ou o número que for mais confortável para você) e, quando expirar, conte de novo até o mesmo número. Talvez você perceba que é mais confortável inspirar contando 1, 2, 3 e expirar contando 1, 2, 3, 4.

• Inspire pelo nariz e solte o ar pela boca. Deixe a boca relaxada ao expirar. Algumas mulheres acham que ajuda expirar fazendo algum tipo de som. Entre as contrações, tome golinhos bem pequenos de água para a boca não ficar muito seca.

• Conte com a ajuda de seu companheiro. Concentre-se na respiração dele (ou de quem estiver acompanhando você no parto), olhando-o no olho. Ele pode segurar suas mãos ou colocar as mãos sobre seus ombros. Respirar juntos pode ser gratificante para vocês dois, nesse momento tão importante. A proximidade de alguém, e até o toque, porém, podem ficar irritantes para algumas mulheres na hora da dor. Só na hora é que você vai saber o que vai ajudá-la mais.

Mas, como é possível respirar e fazer força ao mesmo tempo?


Durante o segundo estágio do trabalho de parto, você vai fazer força para que o bebê saia. Para muitas mulheres é mais confortável prender a respiração para fazer força. Não há problema nenhum em fazer isso, mas tente concentrar a pressão do ar para baixo, na direção da vagina, e não na direção da garganta. A força deve ser "comprida", e não em "soquinhos", para ser mais eficiente.

Talvez seja melhor respirar fundo quando você sentir uma contração chegando e então respirar ou expirar devagar, enquanto faz força. Se você tiver tomado uma anestesia peridural, pode ser que não sinta direito para onde está direcionando a força. Inspire com vontade quando o médico disser que está chegando uma contração e concentre-se na região onde está a cabeça do bebê, na hora de fazer força.

Faça força quantas vezes você achar melhor em cada contração. Quatro ou cinco vezes em cada contração é uma boa média.

E respirar sem fazer força?De vez em quando, as mulheres sentem a necessidade de fazer força antes que o colo do útero esteja completamente dilatado. Se isso acontecer, seu médico vai pedir a você que não faça força por enquanto. Isso pode ser mais difícil do que parece! Divida a expiração em quatro "sopros", por exemplo, ou se concentre na frase "Não posso fazer força". Respire normalmente entre as contrações.

E aí... Você já treinou? Vamos começar a treinar?

Fonte: Medcenter Baby

Nenhum comentário:

Postar um comentário