Marcadores

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Programa Empresa Cidadã, você conhece?

Esse programa já tem um tempinho, mas muitas pessoas não conhecem, trata-se de que enfim, as gestantes e adotantes brasileiras conseguiram uma grande conquista: está valendo a lei que permite às empresas concederem licença maternidade com duração de 6 meses. Esse é um direito que as trabalhadoras brasileiras buscavam há anos, espelhadas nas leis de outros países.

Gente, esse é o mais certo, afinal até 6 meses o bebê tem amamentação materna exclusiva né?

Trata-se do Programa Empresa Cidadã, que prevê o abatimento de impostos para as empresas que prorrogarem a licença de suas empregadas por mais 60 dias, além dos 120 que já lhes era de direito, somando um total de 6 meses de licença maternidade UHUL!!!!
O pedido de extensão da licença deve partir da empregada, que tem um mês após o parto para fazê-lo, ou após a data em que obtiveram a guarda, no caso de mães que adotaram uma criança. Por enquanto, não são todas as funcionárias que têm esse benefício. Apenas as empresas que fazem sua declaração por lucro real podem fazer a adesão ao programa através de cadastramento no site da Receita Federal (http://www.receita.fazenda.gov.br/). Hoje, cerca de 150 mil empresas no país fazem sua declaração pelo lucro real.
A licença complementar de 2 meses começa a valer após o fim da licença maternidade. A lei exige que a empregada não exerça atividade remunerada nesse período nem deixe a criança sob os cuidados de uma creche, sob pena de perder o benefício.
A empresa, porém, não é obrigada a conceder a extensão da licença à funcionária. Essa é uma decisão interna e a empresa poderá negar o pedido se entender que não é vantajoso.

O informe da publicação foi feito pela Receita Federal através da Instrução Normativa n°991 no dia 21 de janeiro de 2010 e a lei entrou em vigor no dia 25 de janeiro de 2010. As servidoras públicas já haviam conquistado este direito desde o dia 10 de setembro de 2008 através da Lei n°11.770.

Como Proceder?

É a empregada gestante quem deve dar o primeiro passo no processo. Ela deve requerer a prorrogação do salário-maternidade por mais dois meses no RH da empresa até, no máximo, o final do primeiro mês após o parto. Enfatizo que somente as empresas que fazem a declaração através do lucro real poderão conceder o benefício e descontar o valor do salário do imposto de renda.
Após o pedido da funcionária, a empresa deve se cadastrar no Programa Empresa Cidadã na Receita Federal, através da Internet (http://www.receita.fazenda.gov.br/). O requerimento de adesão da pessoa jurídica deve ser formulado em nome do estabelecimento matriz, pelo responsável perante o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). O acesso ao endereço eletrônico é feito através de código de acesso, a ser obtido no sítio da RFB, ou mediante certificado digital válido.
 
Fonte Guia do bebê.

4 comentários:

  1. Seria muito bom se todas as empresas privadas, fizessem isso por suas funcionarias, mas como e opcional muitos vão fingir que nem sabem de nada.

    ResponderExcluir
  2. As amigas que estão grávidas ou que já ganharam seus bebês todas estão tirando os 6 meses de licença. Acho uma boa iniciativa e ainda é necessário que o governo informasse quais são as vantagens de aderir, além de dar as empresas mais vantagens ainda. Boa pedida!

    ResponderExcluir
  3. Verdade Rose? Que maravilha.

    ResponderExcluir
  4. Eu conheço.. na época que saiu o Programa ainda tava no RH na CP. Vou até me informar se eles implementaram lá..
    Sei que Citibank e Petrobras tem :)

    ResponderExcluir