Marcadores

quarta-feira, 4 de maio de 2011

O TAL andador..

Muitas mamães compram aqueles andadores "multi funções" para seus filhos, colocam precocemente neles e não imaginam o quão discutido e pouco interessante é este equipamento para o desenvolvimento motor do seu pequeno.
A verdade é que o andador continua a ser muito popular e, contra as recomendações usuais dos pediatras, é utilizado por cerca de 60 a 90% dos lactentes entre seis e quinze meses de idade. Os motivos alegados pelos pais para colocarem seus bebês em andadores incluem: eles dão mais segurança às crianças (evitando quedas), independência (pela maior mobilidade), promovem o desenvolvimento (auxiliando no treinamento da marcha), o exercício físico (também pela maior mobilidade), deixam os bebês extremamente faceiros e, sobretudo, mais fáceis de cuidar.
A idéia de que o andador é seguro é a mais errada delas. Há poucos meses, uma pesquisadora sueca, Ingrid Emanuelson publicou uma análise dos casos de traumatismo craniano moderado em crianças menores de quatro anos, que considerou o andador o produto infantil mais perigoso, seguido por equipamentos de playground.
É verdade que o andador confere independência à criança. Contudo, todos os especialistas em segurança infantil justamente insistem que um dos maiores fatores de risco para injúrias físicas é dar independência demais numa fase em que a criança ainda não tem a mínima noção de perigo.
O andador atrasa o desenvolvimento psicomotor da criança, ainda que não muito. Bebês que utilizam andadores levam mais tempo para ficar de pé e caminhar sem apoio. Além disso, engatinham menos e têm escores inferiores nos testes de desenvolvimento.
E pra quem não sabe, a Sociedade Brasileira de Pediatria publicou um artigo dizendo que no dia 7 de abril de 2007, o Governo do Canadá proibiu a comercialização de andadores para bebês em todo o país, determinando a total proibição de sua venda, revenda, propaganda e importação. Considerou também ilegal vender andadores em vendas de garagem, mercados de pulgas e no comércio ambulante. Recomendou ainda às pessoas que destruíssem e descartassem todos os andadores.

Então vamos repensar quando olharmos aquele brinquedo bonitinho?
Beijos;
Pri

3 comentários:

  1. Pois é Pri.. Sou um exemplo de bebê que usou andador por muito tempo.. e você já deve ter percebido (com certeza), de como ando... como uma "patinha", "pinguim", como me chamavam na escola e as vezes ainda me chamam. Em todas as fotos que estou de andador, a posição dos meus pés tá em "10min pras 14h", ou seja, rotação externa. Enfim, péssimo, tanto estéticamente, como para a minha pp saúde, pois devido ao jeito que ando, sinto muitas vezes dores nos joelhos.
    SEMPRE aconselho todas as mães que conheço, de NÃO USAREM, o andador com seus filhos!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu mais que ninguém sei o quanto o andador é prejudicial né Pri??
    No meu TCC foi observado que o andador atrapalhou o desenvolvimento motor normal de um número grande de crianças.
    As crianças não necessitam de andado. Os pais só precisam ter paciência e esperar que seus filhos irão andar,mas quando estiver na hora, no devido tempo do seu desenvolvimento.
    Nenhuma criança nunca deixou de andar por falta do andador.
    Portanto andador NÂO.

    ResponderExcluir
  3. :) Minhas ex alunas são lindas! rs

    ResponderExcluir