Marcadores

sábado, 14 de maio de 2011

Estresse na gestação..

Cientistas do Perth´s Telethon Institute for Child Health Research, na Austrália, coletaram dados de 3.000 grávidas e situações pelas quais passaram na 18a e 34a semana de gestação. Depois, analisaram o comportamento das crianças e adolescentes com 2, 5, 8, 10 e 14 anos. O resultado do estudo, publicado no jornal científico Development and Psychopathology, revelou que, quanto mais eventos estressantes a gestante passar durante os nove meses, mais risco a criança tem de ter problemas de comportamento.
Para Alessandro Danesi, pediatra do Hospital Sírio-Libanês (SP), apesar de o estudo ter algumas ressalvas, o pré-natal tem, de fato, um impacto no comportamento do bebê. “O bebê tem uma sensibilidade grande no útero e toda vez que há alterações de humor ou do comportamento da mãe", diz. "Na prática, percebo que bebês de mães que tiveram uma gestação turbulenta, com forte estresse, como a morte de um parente, tendem a ser mais agitados, com mais cólicas e dificuldade para dormir." Mas o especialista alerta: isso pode ser revertido se o ambiente em que a criança vive for tranquilo e rodeado de carinho.

E esse é exatamente um dos pontos enfatizados pela autora da pesquisa australiana, Monique Robinson. Segundo ela, independente da exposição do bebê ao estresse no útero, o acolhimento após o nascimento proporciona à criança um enorme potencial para mudar seu curso de desenvolvimento. “Isso é conhecido como ´plasticidade do desenvolvimento', o que significa que o cérebro pode se adaptar e se modificar à medida que a criança cresce em um ambiente positivo”, disse Robinson ao jornal Medical News Today.

De qualquer maneira, vale lembrar (sempre!) que a gravidez deve ser vivida da forma mais gostosa possível.  Afinal, quantas gestações você vai ter na vida?
O melhor a fazer para você e o bebê é procurar relaxar e aproveitar cada segundo desse momento tão especial.

Beijos;

Pri

4 comentários:

  1. Muito bom Pri...relaxar e curtir essa fase tão especial e importante na vida da mulher merece um atenção especial de todos e a informação e esclarecimento das coisas que podem atrapalhar de certa forma esse período é de grande importância o seu esclarecimento!. Como sempre estou aqui e adoro os temas abordados!!! Dica pro próximo post, cuidado com os dentinhos!!! Bjooo

    ResponderExcluir
  2. Pri....fala tb de testes que são obrigatórios o bebê sair da maternidade com eles feitos, e os que podem e devem ser feitos nos primeiros dias!!! Bj

    ResponderExcluir
  3. Amiga, adorei a matéria, principalmente a parte que diz que a situação pode ser revertida qdo a criança recebe carinho. Me doeu ver um pai chutar seu filho indefeso de oito anos estes dias na televisão, o irmão mais velho filmou e cansado dos maus tratos, denunciou, o pai preso, pagou fiança e saiu. É uma discussão e tanto. qual o valor desta fiança??? O pobre menino carente de amor e sem defesa no chao, sendo chutado... Vamos amar nossas crianças gente!

    ResponderExcluir
  4. Eu vi amiga.. com certeza amor é tudo nessa vida..

    Rose vou falar sim..
    Obrigada pelos comentários meninas..
    beijos

    ResponderExcluir