Marcadores

sábado, 26 de março de 2011

Higiene Oral: muito importante!

Oi meninas.
Vamos conversar um pouco sobre os hábitos de higiene bucal.
Bom, todas sabemos que a cárie adora o açucar refinado, presente em sucos prontos, biscoitos e até em mostarda, porém os doces pegajosos são os piores (balas, brigadeiro..) porque grudam no dente e deixam restos dificeis de ser retirado. Sendo assim, controlem as guloseimas dadas ao seu filho e jamais mergulhe a chupeta dele em nada adocicado, ok?
Algumas orientações também são relevantes como por exemplo, não permitir que seu filho adormeça mamando (se o leite for adoçado pior), porque à noite produzimos menos saliva que faz uma autolimpeza nos dentes e portanto sem essa proteção extra eles ficam mais exposto à bactérias. Então, sempre após a mamada, dê um pouco de água para seu filho tomar e escove os dentes dele no dia seguinte. O mesmo vale se a criança acorda de madrugada e pede pra mamar ok?
A regra NÃO vale para aleitamento materno exclusivo: apenas faça a higienização dos dentinhos no dia seguinte, não dê a água.

Mas, muitas mamães perguntam: meu bebê pode ter cárie?
Sim, pode, a partir do nascimento do primeiro dente. Por isso muitos dentistas recomendam não dar doce e nem adoçar o leite do seu filho até o primeiro aninho.
E a melhor forma de deixar seu bebê fora desse problema é saber que a higiene bucal não começa no primeiro dia nem no primeiro mês de vida, mas sim após a erupção do primeiro dente, quando o risco da cárie começa a existir.
Ela pode ser feita através de uma gaze ou fralda embebida em água filtrada ou fervida ou com uma escovinha de cerda macia uma vez por dia, à noite.
Mas fiquem atentas, assim que o primeiro dentinho apontar, leve seu filho ao dentista para receber todas as orientações (higiene, alimentação) viu?!

Vale ressaltar que a Associação Brasileira de Odontopediatria recomenda a aplicação de flúor como prevenção a partir de 1 ano, mas vai depender também da necessidade de cada criança.
Na hora de comprar o creme dental, observem se ele possui concentração de flúor de 1.100ppm (observe na embalagem do produto), que é a quantidade recomendada, e ao colocar na escovinha de dente do seu filho, a quantidade de creme dental deve ser equivalente a um grão de arroz apenas.

Bom sábado à todas, um beijo grande;
Pri

2 comentários:

  1. Oi Pri, fiquei com uma duvida, essa limpezinha diária com a gaze não deveria ser feita desde q o bebê nasce?
    bjinhus
    Camilla Braga

    ResponderExcluir
  2. Pode sim ser feita Camila. Mas não que seja obrigatória ao nascimento ok?

    ResponderExcluir